A ação conjunta entre a PRIMO e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), deu uma nova dimensão à Horta de Todos que passou a ser uma Farmácia Viva Comunitária que inclui a produção de alimentos, hortaliças sem agrotóxicos, ervas, temperos, plantas medicinais; e consolida-se como espaço coletivo para a produção de saúde na comunidade de Pasárgada e região. Você é nosso convidado. Visite-nos levando mudas e sementes, participando do cultivo das plantas, do processo de produção de adubo orgânico e colhendo os resultados desta iniciativa.

A Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PRACE desta mesma universidade, em ação conjunta com a ONG Primatas da Montanha – PRIMO, realiza um projeto de extensão universitária na comunidade de Pasárgada, em Nova Lima/MG.

Trata-se do Projeto Farmácias Vivas Comunitárias, uma iniciativa que busca promover a formação de hortos/hortas comunitárias orgânicas, com o objetivo de valorizar os saberes tradicionais sobre plantas de uso medicinal, e incentivar a aplicação e divulgação de tecnologias simples e facilmente acessíveis, chamadas tecnologias sociais, para a promoção autônoma da saúde.

Este projeto desenvolvido a partir do Departamento de Ciências Médicas da Escola de Farmácia – DECME/EF, busca também resgatar, propagando a importância de espécies da flora nativa, uma relação mais respeitosa e interessada entre os moradores e a flora, em regiões onde ainda existem áreas com biomas originais preservados.

Também é objetivo do projeto, procurar viabilizar, reativar ou revitalizar espaços coletivos de convivência e encontro, em comunidades onde se detecta esta carência de espaços públicos e de utilização coletiva.

Você é nosso(a) convidado(a) especial para participar desta iniciativa, trocando idéias e saberes sobre a importância do bom convívio com as plantas e como elas podem nos fazer bem.