Em Nova Lima/MG, na região da micro-bacia dos córregos Tamanduá e Fechos, a PRIMO trabalha pela preservação da diversidade e da qualidade da vida através de uma rede integrada de ações, sustentada por cinco linhas de frente:

A PRIMO – Primatas da Montanha é uma organização não governamental pela promoção de uma convivência cooperativa dos homens entre si e com os elementos que integram seu mundo.

A PRIMO aposta nesta ecotecnologia integrativa que inclui as três dimensões – ambiental, social e subjetiva - para preservar e cultivar a sociobiodiversidade e também a diversidade subjetiva humana. Buscar e propagar, pesquisar e divulgar a variedade de formas de viver que são menos hostis e mais respeitosas com o ambiente e consigo próprias, são nossos objetivos centrais.

A PRIMO afinal trabalha pela vida, tendo por princípios que a preservação de toda forma de vida é também a preservação da qualidade da vida humana; que a diversidade da vida é nosso maior patrimônio, a riqueza maior de nosso planeta, nossa maior rede de sustentação e segurança; que todos nós estamos interligados em um mesmo inseparável processo evolutivo.