O projeto permanecerá até o dia 23 de junho na Praça Bernardino de Lima, no Centro, com atividades gratuitas para todas as idades

 

A partir da próxima sexta-feira (14/6), Nova Lima (MG) receberá o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Um caminhão da ONG adaptado para atividades de educação ambiental estará na Praça Bernardino de Lima, no Centro, até o dia 23 de junho, com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. A programação será diária, das 10 às 17h. 

 

Durante a visita, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão palestras, oficinas, exibição de vídeos, apresentações teatrais, jogos educativos, debates e exposições. O caminhão da ONG, transformado em um palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, traz uma cenografia interativa que conta com o Mapa da Mata Atlântica, além de  iPads com quiz para testar o conhecimento sobre o bioma e as regiões costeira e marinha.

 

Esta é a primeira vez que o projeto itinerante passa pela cidade de Nova Lima. Escolas e grupos interessados poderão realizar visitas monitoradas. O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades, é preciso entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações em www.sosma.org.br.  

 

O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Diversas ONGs, projetos e o poder público apoiam a iniciativa. Entre eles estão Prefeitura de Nova Lima, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria Municipal de Educação, Rede Solidária Juntos Somos Mais!, Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental em Defesa da Serra da Calçada (ARCA AMASERRA), ONG Verdenovo, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Ong Primatas da Montanha (PRIMO), YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores, Área de Proteção Ambiental Sul Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Circo de Todo Mundo, Estação Ecológica de Fechos, Parque Estadual Serra do Rola Moça (PESRM) e Instituto CRESCE.

 

Monitoramento da qualidade da água

Em cada cidade visitada, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise de qualidade da água de um rio, córrego ou lago local. Para isso, a ONG faz a coleta de água usando um kit de monitoramento desenvolvido pelo programa Rede das Águas, da própria Fundação, que possibilita uma análise que engloba 14 parâmetros físico-químicos, entre eles transparência da água, lixo e odor. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

 

Em Nova Lima, haverá uma coleta de água no dia 15 de junho, às 15h, no Ribeirão do Cardoso. A coleta será realizada no ponto mais próximo e acessível do local onde o projeto estará estacionado. O resultado será divulgado, ao final da estadia na cidade, no site da ONG: www.sosma.org.br.  

 

Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica

A exposição itinerante também tenta sensibilizar a população para seus direitos e deveres ambientais, mostrando que cada um pode e deve fazer a sua parte para que todos tenham uma melhor qualidade de vida e um ambiente mais preservado. A SOS Mata Atlântica acredita que, sem informação, as pessoas e os governantes não têm como agir. Dessa forma, uma das ações da Fundação é o monitoramento da Mata Atlântica com imagens via satélite.

 

Na semana passada, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica referente ao período de 2011-2012. Minas Gerais foi o campeão de desflorestamento pela quarta vez consecutiva, com perda de 10.752 hectares (ha) – o aumento na taxa de desmate no Estado foi de 70% comparado com o período anterior. Bahia está em segundo lugar no ranking e o Piauí em terceiro. Hoje, restam em Minas Gerais 2.869.256 ha de Mata Atlântica, o que, originalmente, já correspondeu a 27.623.397 ha. Ou seja, restam hoje apenas um pouco mais de 10% de Mata Atlântica em Minas Gerais.

 

Já na cidade de Nova Lima foi possível notar o desmatamento de uma área equivalente a 12 campos de futebol de Mata Atlântica entre 2011 e 2012. Com isso, a cidade possui 25% de sua Mata Atlântica original em bom estado de conservação, ou 10.753 ha. Originalmente, o município possuía 42.932 ha.

 

Projeto Itinerante – Nova Fase

Nova Lima é a segunda cidade visitada pela nova fase do projeto itinerante. O quinto ciclo da exposição percorrerá 22 cidades brasileiras que ainda não receberam a mostra, expandindo assim o alcance do projeto e sensibilizando a população desses municípios para a importância da Mata Atlântica em seu cotidiano e qualidade de vida.

 

Somados os quatro anteriores, o projeto já visitou mais de 100 cidades brasileiras que se localizam dentro dos limites da Mata Atlântica e contou com a participação de mais de 440 mil pessoas. Ao todo, o caminhão já percorreu mais de 50 mil quilômetros no território nacional, e as emissões de gases de efeito estufa provenientes do seu transporte têm sido compensadas pela equipe de restauração florestal do programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica.

 

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

 

www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica

 

Programação

 

14 de junho (sex) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Solenidade de abertura.

10h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

14h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.

15h – Oficina: Casinha: boas práticas.

16h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

 

15 de junho (sab) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Nova Lima.

11h – Jogos educativos: Jogo da Memória e Jogo Ludo Ambiental.

14h às 16h – Exibição de vídeo, mostra de fotografias digitais e bate papo: Água dos Fechos, em parceria com a ONG Primatas da Montanha.

15h – Coleta da água do Ribeirão do Cardoso para análise.

 

16 de junho (dom) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.

11h – Oficina de artesanato com materiais recicláveis: colares, pulseiras e brincos. Ministrante Tayra Godoi.

12h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

14h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.

15h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.

 

17 de junho (seg) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

13h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.

14h – Jogos educativos: Jogo da Memória.

15h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

16:30h – Oficina: Casinha: boas práticas.

 

18 de junho (ter) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Palestra: Aspectos da Área de Proteção Ambiental Sul Região Metropolitana de Belo Horizonte - APA SUL RMBH. Palestrante: Luiz Roberto Bendia, gestor da APA SUL RMBH.

10h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

11h – Jogo Bingo Ambiental.

13h – Contação da história e distribuição do livro “Eduarda e a Floresta” em parceria com a YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores.

14h – Roda de conversa sobre a Lei Florestal do Estado, em parceria com a Amda.

15h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

16h – Contação da história e distribuição do livro “Eduarda e a Floresta” em parceria com a YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores.

 

19 de junho (qua) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

11h – Contação da história e distribuição do livro “Eduarda e a Floresta” em parceria com a YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores.

13h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

14h – Jogos educativos: Jogo da memória.

14h às 17h - Exposição de materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, com realização de campanha educativa, em parceria com o PESRM.

16h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.

 

20 de junho (qui) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

13h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

14h às 16h – Contação da história e distribuição do livro “Eduarda e a Floresta” em parceria com a YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores.

14h às 17h - Exposição de materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, com realização de campanha educativa, em parceria com o PESRM.

16h – Jogos educativos: Jogo A Mata é o Bicho.

 

21 de junho (sex) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Oficina de reutilização de resíduos, em parceria com a ONG VERDENOVO.

10h às 12h - Exposição de materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, com realização de campanha educativa, em parceria com o PESRM.

11h – Contação da história e distribuição do livro “Eduarda e a Floresta” em parceria com a YKS – Projetos Ambientais Sustentáveis e Inovadores.

14h – Oficina horta suspensa com garrafa pet.

15h às 17h – Oficina “Território da Água/ Fechos, eu cuido!”, em parceria com o Instituto CRESCE.

15h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

16h – Oficina: Casinha: boas práticas.

 

22 de junho (sab) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h – Dinâmica: Teia Alimentar. Facilitador: Tiago Felix.

11h – Oficina de sacos de lixo com jornais. Ministrante: Tayra Godoi.

14h – Oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica.

15h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

16h – Oficina: Casinha: boas práticas.

 

23 de junho (dom) – Praça Bernardino de Lima

Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 10h às 17h

10h às 13h – Evento Rede Solidária Junto Somos Mais!

10h – Oficina de sacos de lixo com jornais. Ministrante: Tayra Godoi.

11h – Jogos educativos: Jogo Ludo Ambiental e Jogo da Memória.

12h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

14h – Oficina horta suspensa com garrafa pet.

16h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.

 

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento: CineMata, Jogo Ludo Ambiental, Quiz nos IPADs (teste seu conhecimento sobre a Mata Atlântica e as regiões costeira e marinha), Jogo da Memória, Maquete Dinâmica, Oficinas de Desenhos, e outros Jogos Educativos.

 

SERVIÇO

Projeto: A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante.

Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.

Data: 14 a 23 de junho.

Local: Praça Bernardino de Lima, Centro –Nova Lima (MG)

Horários: De segunda a domingo, das 10 às 17h

Informações para o público: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou www.sosma.org.br.  

Telefone: (11) 3262-4088.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

 

Mais informações para a imprensa com:

Lead Comunicaçãowww.lead.com.br

(11) 3168-1412

Marcelo Bolzan – Ramal 22 – (11) 98714-9775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Luiz Soares – Ramal 18 – (11) 98752-4637 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Grazielly Novais – Ramal 31 – (11) 98415-6006 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Marina Galvanin – Ramal 19 – (11) 98681-0133 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.