horta mercurio081Colocando em prática a proposta de expandir a iniciativa da Agrofarmácia Viva Comunitária, de Pasárgada para outras regiões, a PRIMO realiza, desde julho de 2013, o projeto “Lote Vivo”, implementando em processo de mutirão Hortas Comunitárias no Vale do Sol.  A iniciativa pretende contribuir para a construção de comunidades sustentáveis por meio da união das pessoas em torno de vivências, experimentações, aprendizagens e estímulo à produção agrícola.

O projeto começou na Rua Mercúrio, em um lote ocioso cedido por uma moradora do Vale do Sol para a PRIMO construir uma horta coletiva. Organizados sob a orientação do Gustavo Passos, os vizinhos se uniram para formar os canteiros trabalhando conforme os ritmos astronômicos, com visão agroflorestal e da agricultura urbana. No local a comunidade cultiva espécies nativas mantidas em consórcio com ervas, hortaliças, leguminosas, gramíneas e frutas, estimulando a relação saudável entre a produção e o consumo de produtos orgânicos. Os alimentos plantados na área externa da Horta Mercúrio são ofertados gratuitamente aos vizinhos e o que é produzido dentro do lote é vendido à comunidade.

A ideia funcionou tão bem que logo em seguida outra moradora disponibilizou outro lote para realizar uma horta, desta vez na Rua Despina, também no Vale do Sol. Na rua Marte também há uma horta comunitária. Os espaços ocupados pelo projeto “Lote Vivo” são mantidos por pessoas da comunidade que trabalham em regime de mutirão aos sábados. O vizinho da horta faz a rega diária.

Com o resultado da produção, a PRIMO, em parceria com outros moradores da região, também realiza feirinhas aos sábados de manhã, na Horta Despina. Dentre os produtos expostos nesta feira, destacamos o sabão feito com óleo reaproveitado de cozinha, o bolo de mandioca, a torta integral de banana, o biscoito de polvilho e os vegetais dos "Lotes Vivos".

Contatos para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Galeria de Fotos:

Horta Mercúrio  -  Horta Despina  -  Feirinha  - Horta Marte